Layout do blog


Com a integração da NINT ao negócio, ERM reestrutura gestão visando protagonismo no mercado de Finanças Sustentáveis 


Ao longo de uma trajetória de mais de 30 anos, a ERM Brasil consolidou sua posição de liderança e fortaleceu sua jornada de impacto ao adquirir a NINT 



Em março de 2023 anunciamos que a NINT, a maior prática de consultoria e avaliação ESG da América Latina, passava a integrar o Grupo ERM, a maior empresa de consultoria do mundo focada exclusivamente em sustentabilidade. Essa união proporcionou a combinação de nossos talentos e recursos para melhor atender nossos clientes e gerar impacto positivo na sociedade. 


Comprometidos em garantir uma transição ordenada, em novembro/23 adotamos a marca ERM NINT, resultado da integração de nossa equipe e portfólio à plataforma global da ERM. Com as áreas de negócio mais próximas, ampliamos nossa gama de serviços, além de um suporte aprimorado e mais abrangente nas áreas de atuação, entregando soluções do campo à sala do conselho (from boots to boardroom). 


A partir de abril de 2024, os negócios e equipes originárias da NINT se incorporam completamente à estrutura da ERM. Gustavo Pimentel, sócio fundador da NINT, assume a posição de sócio líder da prática de Finanças Sustentáveis, reportando-se diretamente ao Managing Partner da ERM Brasil e integrando o time de gestão da unidade de negócios. Três sócios originários da NINT permanecem na prática: Guilherme Teixeira (Brasil) e Fred Seifert (HLAC - América Latina Hispânica e Caribe) seguem apoiando clientes do setor financeiro; Tatiana Assali segue executando programas com governos, agências de cooperação e reguladores para incorporar Finanças Sustentáveis nas estruturas de mercado e políticas públicas.  


O sócio Felipe Nestrovsky, também originário da NINT, se junta à prática de Climate Change & Corporate Sustainability, sob a liderança do sócio Ricardo Zibas (América Latina e Caribe), para apoiar empresas na integração de questões ambientais, sociais e climáticas na tomada de decisão e gestão dos negócios. A sócia da ERM Juliana Cibim e sua equipe de Transaction Advisory passam a integrar a prática de Finanças Sustentáveis, explorando sinergias em diligências ESG para clientes do setor financeiro. “As Finanças Sustentáveis são uma das alavancas para a transição global para uma economia de baixo carbono e inclusiva. Essa reorganização conecta nossos talentos e expertises com objetivo de ampliar a excelência dos serviços prestados e dar escala regional e global à nossa proposta de valor. Estamos prontos para acelerar a jornada de nossos clientes com serviços de assessoria, transações e políticas públicas em Finanças Sustentáveis”, analisa Gustavo Pimentel. 



A ERM trabalha em estreita colaboração com as principais organizações do mundo para ajudá-las a definir metas claras de sustentabilidade, medir o progresso e operacionalizar suas estratégias. Fundada em 1971, a empresa conta com o
KKR, um dos maiores fundos globais de private equity, como sócio majoritário.


Novo comando da operação do Brasil 


Felipe Deppe, com uma trajetória de mais de 20 anos na ERM, assume o comando das operações da unidade de negócio, após cinco anos como sócio responsável pela área de LPMR. 


“A ERM Brasil está preparada para entregar o crescimento esperado pelo grupo, contando com portfólio de clientes bastante sólido, boa oportunidade de crescimento em setores específicos e, especialmente, por contar com os melhores profissionais do mercado. Reforça que a qualidade dos serviços prestados é percebida não apenas durante a implementação de projetos e programas, mas principalmente na capacidade da consultoria de desenhar estratégias que conversem com o negócio dos seus clientes”, reconhece Felipe Deppe. 


“As mudanças anunciadas devem-se ao fantástico crescimento orgânico que temos experimentado e à recente aquisição da NINT, agora integrada à nossa operação. Estamos perto de alcançar 900 colaboradores na América Latina, e queremos ultrapassar esta meta para chegar aos 1200 até o primeiro trimestre de 2027. Nosso foco é continuar a ser uma região com um desempenho de sucesso, para acomodar o desenvolvimento da carreira de todos os nossos consultores e gerar impacto positivo no mercado”, declara Carlos Pereyra, CEO Regional para América Latina e Caribe da ERM. 


Na visão de Paulo Santos, esse movimento reforça a relevância e o amadurecimento da operação do Brasil, que segue intensa apoiando as principais organizações do país na agenda de sustentabilidade e meio ambiente. O executivo reforça também a solidez do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos times para alcançar tais resultados. 


“Desenvolver um negócio ao lado de profissionais que buscam excelência e de maneira colaborativa reflete o sucesso da nossa operação nos últimos 5 anos. Replicar essa abordagem nas demais operações que temos na América Latina irá potencializar nosso crescimento e nos consolidar ainda mais nesse mercado”, afirma Santos. 



Sustentabilidade é o nosso negócio 


A ERM estabeleceu sua presença no Brasil em 1993 como uma joint venture, com a ERM adquirindo as ações remanescentes da empresa em 2006. Hoje temos escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. Nossa maior equipe de prática se concentra em Contaminated Site Management, além de possuir fortes habilidades em Impact Assessment and Planning (IAP), Air Quality and Noise, Sustainability and Climate Change, Risk Management, Performance and Assurance and Transaction Services e Sustainable Finance. 


Globalmente, a ERM possui mais de cinquenta anos de experiência operacionalizando a sustentabilidade para clientes. Nossa ampla e profunda experiência e capacidade de integra soluções são a razão pela qual muitas das organizações líderes no mundo se associam a nós como seus consultores de confiança. Por meio dos nossos conhecimentos técnicos apurados, os clientes se sentem bem-posicionados para abordar as suas questões ambientais, de saúde e segurança, de risco e sociais. 


Seguimos inovando e investindo para garantir que tenhamos recursos atualizados e o mais amplo conjunto de habilidades para atender as necessidades de nossos clientes e aprofundar nosso impacto em qualquer nível de seus negócios. 


Para saber mais visite: ERM - Environmental Resources Management 




Por Mayara Rufino 12 de julho de 2024
Taxonomia de Transição para Rodovias: Alinhando a infraestrutura aos desafios climáticos
Por Mayara Rufino 28 de junho de 2024
Investidores pelo Clima lança Taxonomia de Transição para Rodovias
Por Hugo Barreto 18 de abril de 2024
ESG Research: 3Tentos e JBS
Por Hugo Barreto 18 de abril de 2024
SLC Agrícola, JHSF, Petrobras, Gerdau e Vale são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 16 de abril de 2024
Entenda como nossa equipe de especialistas pode auxiliar a sua instituição financeira a se engajar no desenvolvimento de PFS
Por Mayara Rufino 9 de abril de 2024
ERM anuncia novo comando da operação do Brasil
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA
Por Mayara Rufino 8 de abril de 2024
Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Por Hugo Barreto 4 de abril de 2024
Rede D'or, Marfrig, Zamp, Petrobras e Usiminas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Por Hugo Barreto 9 de maio de 2024
ESG Research: Track&Field e Cury
Por Hugo Barreto 27 de março de 2024
Vale, Cemig, Dexco e Banco do Brasil são destaque nesta edição do  Alerta ESG
Mais Posts
Share by: