Projeto com foco na promoção de uma transição justa para uma economia de baixo carbono terá a CAIXA como beneficiária
Iniciativa integra o UK PACT (Partnership for Accelerated Climate Change), programa do Reino Unido de apoio aos países com alto potencial na redução das emissões e será implementado pela ERM NINT e o Instituto Talanoa. No Brasil, uma das áreas de atuação é o fomento a mobilização de finanças verdes nas instituições financeiras públicas
São Paulo, 08 de abril de 2024 — Com o objetivo de promover políticas públicas e se tornar uma referência na agenda da sustentabilidade, a CAIXA será beneficiária do projeto Brazil Towards Low Carbon, focado no desenvolvimento de capacidades internas da instituição financeira para apoiar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono. A iniciativa é apoiada pelo UK PACT (Partnership for Accelerated Climate Change), programa do Reino Unido de apoio aos países com alto potencial na redução das emissões e será implementada pela ERM NINT e o Instituto Talanoa.
O principal objetivo é fortalecer suas políticas, estratégias e ferramentas relacionadas ao clima, ao mesmo tempo em que fomenta a criação de novos produtos e soluções financeiras sustentáveis e resilientes ao clima. Para isso, serão desenvolvidas ferramentas e recomendações para melhor gestão de riscos e oportunidades ambientais, sociais e climáticos. Além disso, o projeto terá um foco específico para inclusão social e equidade de gênero nas políticas e produtos da CAIXA.
O projeto, lançado na última semana (26/03) em Brasília, apoiará o desenvolvimento da agenda de sustentabilidade e inovação de impacto da CAIXA, reposicionando-a como banco público comprometido com as ações climáticas e inclusão social e de gênero, além de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a realização dos compromissos do Brasil perante os demais países para redução de emissões de gases de efeito estufa. Na ocasião, durante o evento “UK and Brazil: Partners in Green and Inclusive Growth”, foram divulgados os demais projetos que integram o programa UK PACT.

“O projeto e suas frentes de trabalho terão critérios claros, metas objetivas e compromissos públicos que serão anunciados na COP30. O que queremos mostrar é a efetiva contribuição que a CAIXA pode dar para uma economia mais justa, inclusiva, com equidade de gênero e que de fato leve o Brasil à transição para uma economia de baixo carbono” diz Jean Benevides, Diretor de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA.
“Reino Unido e Brasil compartilham a visão de que a mudança do clima agrava desigualdades e que a transição ecológica traz grandes oportunidades de desenvolvimento econômico, mas precisa ao mesmo tempo reduzir a pobreza e ser justa”, enfatizou a Embaixadora Britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq.
Cooperação internacional e multisetorial
Em janeiro de 2023, a CAIXA assinou Memorando de Entendimentos com a Embaixada do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte com o objetivo de cooperar em áreas destinadas a promover iniciativas de financiamento verde, desenvolver novos instrumentos financeiros destinados a projetos sustentáveis, reduzir a pobreza, promover a igualdade de gênero e melhorar a governança ambiental e social.
Mediante a parceria firmada, a ERM NINT e o Instituto Talanoa irão apoiar a CAIXA através de um portfólio de nove frentes de trabalho com foco em cooperação técnica executadas por meio do programa UK PACT, focados em finanças verdes e igualdade de gênero e inclusão social. O objetivo é construir capacidades internas para o fortalecimento das políticas, estratégias e ferramentas em Sustentabilidade e produtos financeiros resilientes às mudanças climáticas.
“Essa iniciativa pode ajudar a CAIXA a se tornar uma protagonista no financiamento climático nacional e internacional. Estamos confiantes de que, com o apoio técnico e estratégico oferecido, a instituição poderá alçar novos voos na jornada até a COP 30”, diz Liuca Yonaha, presidente em exercício do Instituto Talanoa, think tank brasileiro dedicado a políticas climáticas.

“O projeto é uma importante oportunidade para CAIXA avançar em suas práticas ESG, além de promover um olhar social para o atingimento das metas climáticas e impulsionar o direcionamento de recursos para uma transição justa no país”, afirma Tatiana Assali, sócia e diretora de Programas de Finanças Sustentáveis na ERM NINT, principal consultoria em finanças sustentáveis na América Latina e no Caribe que integra o grupo ERM, maior empresa de consultoria em sustentabilidade do mundo.