Banco do Brasil, Embraer e Americanas são destaque nesta edição do Alerta ESG
Nossa equipe de analistas seleciona, semanalmente, os principais fatos ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança coorporativa) que podem afetar as +200 empresas brasileiras listadas em nossa cobertura. Estas são as notícias da última semana:
IMPACTO: NEGATIVO | SEVERO
Ministério Público Federal inicia investigação acerca de envolvimento do Banco do Brasil no período da escravidão
O Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma investigação por meio de um inquérito civil público para examinar a possível conexão entre o Banco do Brasil (BB) e o tráfico de pessoas negras escravizadas no século 19. A motivação para essa investigação surgiu a partir de um documento assinado por 15 professores e acadêmicos de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Este documento argumentava a necessidade do MPF de investigar e promover um debate sobre a responsabilidade de instituições brasileiras que estiveram envolvidas na época da escravidão, no documento apresentado a abordagem tratava especificamente do BB.
No dia 27 de setembro o banco foi notificado acerca do processo e terá 20 dias para entregar informações a respeito da posição do banco a respeito dos seguintes aspectos: posição do banco em relação a sua conexão com o tráfico negreiro; a existência de estudos financiados que analisem a narrativa em torno de sua própria história; detalhes acerca de indivíduos envolvidos no tráfico de pessoas escravizadas e qual a relação desses com a instituição financeira; informações acerca de quaisquer financiamentos concedidos pelo BB na época que apresentavam vínculo com a escravidão; e, por fim, iniciativas específicas empreendidas pela instituição para reparar eventuais danos relacionados a esse período da história.
Dados trazidos pelos historiadores indicam que o BB utilizou meios como a captação de receitas provenientes de impostos sobre navios envolvidos no tráfico de pessoas escravizadas. Além disso, observam que o capital inicial para a criação do banco originou-se da economia da época, na qual a escravidão e o comércio de escravos desempenhavam um papel fundamental. Outra evidência levantada da conexão com a escravidão é o fato de que os fundadores e os principais acionistas da instituição financeira estavam envolvidos no contrabando de escravos. Um exemplo notável é José Bernardino de Sá, que detinha a maior participação individual no banco durante sua reorganização em 1853 e que também foi um dos principais traficantes de escravos do país entre 1825 e 1855.
Em nota, o Banco do Brasil informou que sua equipe jurídica revisará o conteúdo do documento e fornecerá as informações necessárias dentro do prazo estabelecido. 28/09/2023, InfoMoney.
IMPACTO: NEGATIVO | BAIXO
Metalúrgicos da Embraer em São José dos Campos (SP) entram em greve por aumento real de salário e renovação da convenção coletiva
A decisão de greve ocorreu depois que os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa, que ofereceu uma reposição de 4,06% com a condição de "redução de direitos": “A condição imposta pela Embraer para a assinatura da convenção é a redução da estabilidade no emprego para trabalhadores vítimas de doença ou acidente ocupacional”, informou o sindicato.
A greve paralisou 100% da produção, mas foi temporariamente suspensa devido à presença policial e de seguranças da empresa na manhã desta terça-feira (03/10), resultando na convocação de uma nova assembleia à tarde.
A
Embraer alegou ter concedido um reajuste salarial de 4,06% para salários até R$ 10 mil, além de um aumento fixo de R$ 406 para salários acima desse valor, em conformidade com a proposta da
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A empresa afirmou que as negociações com a
Fiesp e os sindicatos continuam em andamento. 03/10/2023, Valor Econômico e Estadão.
IMPACTO: NEUTRO
CPI da Americanas promove leis, mas não encontra culpados
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investigou fraudes na Americanas aprovou o relatório do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). O relatório não identificou de forma precisa os autores da bilionária fraude contábil, mas sugeriu quatro projetos de lei para melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas.
As mudanças propostas incluem o aprimoramento da responsabilidade civil de administradores, obtenção de informações por auditores independentes, tipificação do crime de infidelidade patrimonial e proteção de informantes de boa-fé. 26/09/2023, CNN Brasil.

Disclaimer: Este relatório não constitui uma recomendação de investimento. As informações contidas neste relatório são baseadas em fontes que a NINT (do inglês “natural intelligence), nova marca da prática de consultoria que atuou sob a marca SITAWI entre 2013 e 2021, acredita serem confiáveis. Entretanto, a precisão, completude e atualização destes dados não podem ser garantidas e, sob nenhuma circunstância, a NINT poderá ser responsabilizada pelas decisões estratégicas, de gestão ou quaisquer outras tomadas com base nas análises aqui apresentadas. Este relatório é de uso exclusivo de seu destinatário e não pode ser reproduzido ou distribuído, no todo ou em parte, a qualquer terceiro sem autorização expressa.
